5 Dicas de empreendedorismo para iniciantes

PUBLICIDADE
5 Dicas de empreendedorismo para iniciantes

5 Dicas de empreendedorismo para iniciantes

Ser empreendedor, especialmente aqui no Brasil, não é uma tarefa fácil. Requer muita dedicação e planejamento. Ser empreendedor é ter a capacidade de identificar os problemas, é saber identificar a dor do seu cliente para lhe oferecer soluções, e investir recursos na criação do seu negócio. Se você deseja se tornar um empreendedor de sucesso mesmo sendo um empreendedor iniciante é necessário investir em conhecimento, estratégias e marketing.

Separamos para você 5 dicas de empreendedorismo que vão ajudar o seu negócio a se manter no mercado, aumentar a visibilidade e assim conquistar mais clientes. Confira as dicas e saia na frente dos seus concorrentes!

1. Conheça o público-alvo do negócio

Para ter sucesso em qualquer segmento é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer o público que você deseja atingir. Só assim será possível oferecer uma solução adequada para os problemas dos seus clientes. Ter informações do tipo: Faixa etária, geolocalização, gênero são informações fundamentais para que você faça um planejamento eficiente de marketing. Se você possui um site, a melhor forma de identificar essas informações é através do Google Analytics, caso não tenha e utilize só as redes sociais como canal de vendas você pode utilizar as informações que a própria plataforma oferece.

Existem diferentes tipos de clientes e saber qual o perfil de consumidor que a sua loja busca atender é fundamental para decidir a linha de produtos, a faixa de preço e as estratégias de comunicação que serão utilizadas.

2. Pesquisar o mercado

Fazer uma pesquisa de mercado e conhecer os seus concorrentes também é importante, estude o que eles oferecem, como também os preços e as táticas de marketing que eles utilizam. Avalie os pontos positivos e negativos, assim você terá a chance de produzir algo original, de modo a se diferenciar dos demais. Aliás, uma excelente forma de conquistar mais clientes é se diferenciando da concorrência, se os seus concorrentes não fazem entregas por exemplo, que tal investir nessa estratégia? Ou você pode buscar outras formas de diferenciação, como um prazo maior para pagamento, uma embalagem diferenciada, entre outros.

3. Conhecimento é poder!

Mesmo que você já seja um empresário de talento, é necessário buscar qualificação e assim se aprimorar cada vez mais na área de administração de empresas, pois um empreendedor precisa conhecer, entender por exemplo, as rotinas de fluxo de caixa, pagamento de tributos, legislação e planejamento.
Dessa forma, investir no seu conhecimento irá contribuir para que você consiga tomar decisões importantes para o seu negócio com prudência e inteligência.

4. Aprenda técnicas de venda e persuasão

Mesmo que você já seja um empresário de talento, é necessário buscar qualificação e assim se aprimorar cada vez mais na área de vendas, pois um empreendedor precisa saber vender.
Existem diversos livros no mercado que são espetaculares e que podem ajudar você a melhorar as suas técnicas de vendas.
Se quiser conferir, vou deixar uma dica de livro que para mim é um dos melhores e que fala exatamente sobre como usar a persuasão e ter mais resultados.
LIVRO: As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar - Autor: Robert Cialdini

5. Invista em comunicação/divulgação

Sim, você precisa ter uma boa comunicação com os seus clientes. Neste caso, invista em um atendimento de boa qualidade. A comunicação é responsável por chamar o cliente ao seu site, loja, e fazem com que eles mantenham um relacionamento de fidelidade com sua marca ao longo do tempo.
O desenvolvimento da Internet multiplicou os pontos de contato entre empresas e consumidores. Assim, redes sociais (como Facebook e Instagram), aplicativos de mensagem (como o WhatsApp), sites e blogs, não podem ficar de fora das estratégias de marketing do seu negócio.

Gostou das nossas dicas de empreendedorismo para iniciantes? Que tal compartilhar o nosso post!